"Os maus vivem para comer e beber. Os bons comem e bebem para viver"
Sócrates

sábado, 6 de junho de 2009

"Comecei uma dieta, cortei a bebida e comidas pesadas, e em quatorze dias, perdi duas semanas" Joe Lewis


Gente! Pensa só no prato a partir desse nome: Pintado com passas e mel (se quiser, clique na foto para ampliar).


Esse prato é o primeiro "convite" desse blog. E gostei que o primeiro tenha sido um pintado, peixe típico de nossa região. E gosto por ser corajoso. Ao menos corajoso para mim, que não teria imaginado essa combinação e ainda usando o pintado.
Já tenho algumas ideias sobre o que apresentar nessas primeiras semanas ... E essa era uma delas. Por isso, quando recebi o telefonema da Cris hoje cedo, convidando para almoçar num sábado raro de temperatura amena em Cuiabá, , logo sugeri o restaurante, cheia de segundas intenções (boas segundas intenções...rs.). Queria ir até lá para poder tirar uma foto da "iguaria" da qual ia falar para os amigos. Pois a gente começa a comer com os olhos, ?


Esse prato é servido no Getúlio, tanto no almoço quanto no jantar. E é um sonho, para quem gosta da combinação doce/salgado.


O pintado grelhado é trazido sobre um delicioso purê de batatas, que também se espalha sobre bananas da terra, que envolvem o saborosíssimo peixe.Um molho agridoce a base de mel, como o nome já indica, recobre tudo, com alguns dentes de alho inteiros e uma profusão de passas.


A apresentação é de encher os olhos. É uma lindeza chegando na sua mesa. Eu, ao menos, sinto-me felicíssima quando o colocam na minha frente. De bater palminhas. E hoje, na companhia da Cris e da Elli, ainda tive que segurar minha vontade de devorá-lo para poder dar tempo de tirar uma fotografia decente.
Mas devorar também não é a palavra certa, já que na verdade a gente come de bocadinho. O peixe vai se desmanchando suavemente. E derretem na boca as porçõezinhas com cada um dos elementos. A porção é para um, mas é possível que duas pessoas comedidas dividam o prato porque é bem grandinho.


Estou para conhecer outra receita de pintado como essa. Simplesmente porque ficou delicioso.
Claaaaaaaaaaaaaaaaaro! Tenho que esclarecer que o tradicional pintado das peixarias cuiabanas continua a ser meu predileto. Porém, quando querem servi-lo com um pouco mais de sofisticação acho que esse meu prato "do dia" ganha. Já provei outras versões de variações mais elaboradas (inclusive o "Pintado Delícia" do próprio Getúlio) mas este é simplesmente ...nham-nham.

Bom, dá pra ter uma ideia pela fotografia.

Mas não se restrinjam a somente ver, até por que meus dons como fotógrafa de comida são limitadíssimos... Vale mesmo a pena (mais uma vez: para quem gosta da combinação doce/salgado) ir até lá e provar. Até porque vai ser vida real e não só uma imagem num blog...
Beijos!
Glau
P.S.: Ouvi coisas maravilhosas vindas da Elli e da Cris, durante esse almoço. Registro uma única frase, um ditado popular que não conhecia: "VOCÊ SÓ CONHECE BEM UMA PESSOA APÓS COMER COM ELA UM QUILO DE SAL".
Nosso almoço durou horas, e serviu para rir, lembrar, planejar, conhecer... e disso fica a certeza que para uma boa refeição o que importa são as pessoas queridas conosco à mesa e não a comida em si.
___________________________________________________________________
Nome do prato: Pintado com Passas e Mel
Valor: R$ 42,00
Onde: Getúlio Grill (Av. Getúlio Vargas , 1147 Goiabeiras - Cuiabá/MT)

9 comentários:

  1. nossa, fiquei com vontade de ir lá agora comer esse pintado!!!!!!
    bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog: leve, interessante, divertido e bem temperado... Glau, não coincidentemente essas mesmas qualidades podem ser relacionadas com seu prime post, o Pintado com passas e mel. Logo, se vc adorou o prato, o blog está na mesma medida para mim :) Provarei o pintado, com certeza. A proposta do blog, que é convidar, aceita pelo casal eu e Fernando :) Para ele, que vem de fora, foi, além de um convite, um serviço prestado com diversão e amizade. Tin-tin!
    Como vc sabe eu AMO gastronomia (cozinhar, culinária ou qqer outro nome que se dê a esse ato maravilhoso), então, além de visitar esse blog ''xis criánça'', de minha cidadezinha querida, lerei uma gde amiga, que tem talento indubitável para a escrita E o bom humor. E ainda darei MUUUUITOS pitacos, hehe...
    Como Glau disse: o olhar depende do coração e o prazer é de cada um. Vou confiante nessas afirmações dar meus pitacos cozinhescos :)
    Até o próximo comentário e os próximos quilos de sal...
    Ariane

    ResponderExcluir
  3. Glaucia,
    Obrigada pelo convite para conhecer este blog. Adorei!!!será um prazer acompanhá-la em outras "experiências" como esta que nos descreveu com tanta riqueza de detalhes.(rsrsr!)
    Obrigada pela dica, pela fotografia, com certeza vale a pena experimentar!
    bjos!
    Cristiane

    ResponderExcluir
  4. Oi Glaucia! Parabens pelo blog, esta muito bonito o visual e os comentarios... gostei muito, vou visita-lo sempre...
    bjs,
    Claudia.

    ResponderExcluir
  5. Legal Glau!! Gostei da proposta do seu blog, sem contar, claro, que está muito bonito e bem escrito. A foto do prato ta bem interessante tb, porém, eu, particularmente, não gosto muito da mistura de doce com salgado... Rsrsrs!
    Aguardando novos pratos/lugares!!!
    Ah!! Muito importante tb!! Não esquecer das bebidinhas, que tb muito me agradam... Rsrsrs!!!
    Beijao

    ResponderExcluir
  6. Oi Glaucia... é a Glaucia. A sorte minha que já almocei... senão não iria aguentar... Um beijão...
    P.S. Acho que entrarei no blog somente após o almoço.

    ResponderExcluir
  7. Eu moro no interioooorr...rsrs
    Quero a receita!!!

    ResponderExcluir
  8. Elisângela Thaller Paes Pimenta27 de setembro de 2009 às 11:22

    olá querida Glau.... como está bacana o seu blog!!! o nosso almoço estava realmente delícioso... tanto os pratos saborosíssimos quanto o papo!!!! Então vc nâo conhecia a expressão do " quilo de sal...." ouço isso desde pequeninha. Coisas de vó!!! Devo dizer q o meu salmão estava delicioso também e o prato da Ana Cristina digno de fotos!! E é claro q eu não resisti e já fui conferir o famoso pintado com passas e mel ..... devo dizer q tive vontade de fazer hummmmmmmmmmm a cada mordida . A combinação ficou realmente P-E-R-F-E-I-T-A para quem aprecia a mistura do doce e do salgado. Vamos marcar outros almoços para colaborar com seu blog, ok!!srsrsrsrsr bjão da Elli

    ResponderExcluir
  9. olá Querida Glaucia..... seu blog está DELICIOSO!!! Tão gostoso qto nosso almoço regado a um bom papo. Então vc não conhecia a expressão do "quilo de sal juntos...." ouço isso do meu pai desde pequeninha! eu, como vc, adoro comer bem. Amo experimentar pratos novos, sabores exóticos.... mas nada de escorpião no espeto!rsrssrsrsr. Vai ser um prazer seguir e colaborar com seu blog!!! Mais gostoso ainda vai ser qdo nos reunirmos no CLUBE DA LULUZINHA... ok!! um superbeijo! Elli

    ResponderExcluir

Oie! Obrigada por comentar!