"Os maus vivem para comer e beber. Os bons comem e bebem para viver"
Sócrates

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O QUÊ?

Panelinha Cuiabana.
Que raio de nome é esse?
Panelinha é uma expressão sempre usada no sentido pejorativo, que parece se referir àquela turminha de poucos, fechada a novas pessoas e, portanto, fechada a novas idéias, que não respira... Panelinha Cuiabana? Isso sugere o que?
E logo vindo de mim, que não tenho qualquer "panelinha" na vida?
É que não é nada disso. Esse blog é panelinha de panela mesmo. Daquela que vai no fogão e prepara gostosuras que nos deliciam à mesa.
Sempre tive vontade de falar de certos pratos maravilhosos que já provei em Cuiabá. Tenho ouvido muitos elogios dos amigos que nos visitam, sempre falando da abundância e da qualidade de opções, considerando que a cidade não é tão grande assim.
Porém, ainda dirão alguns..."mas você vai publicar um blog sobre culinária, logo você que mal sabe fritar um ovo"?
Eu respondo ao crítico imaginário dizendo, em primeiro lugar, que eu sei fritar um ovo, sim Senhor! Sei até fazer ovo poché, o que é um talento de família (passo a receita no final). Aliás, era servido toda manhã às crianças da família da minha mãe, religiosamente, muito antes de descobrirmos que tinha esse nome francês trés chic.
E em segundo lugar, a razão principal para criar um blog sobre comidinhas, é que adoro comer bem. E sair em Cuiabá.
Aliás, o nome do blog ia ser esse: Comer Bem e Se divertir em Cuiabá. Mas acho que essa é mais a definição. Esse é um espaço no qual vou postar as minhas preferências de pratos e bebidas (bebidinhas!) de alguns lugares da Green City (Ou Hell City... Depende do olhar. E o olhar depende do coração, né?). E o nome ficou Panelinha Cuiabana, mesmo.
Quero declarar que não tenho pretensões. Não sou Chef e sequer Gourmet. Mas farei sugestões que considero imperdíveis. E serão sempre meras opiniões. Afinal, o sabor é relativo a quem prova. O prazer é relativo. É de cada um. E, aliás, qualquer um está convidado a dar pitaco. Porque a idéia é ter um lugar onde a gente possa trocar informações, também. Um fórum para quem gosta de boa comida.
E um aspecto muito importante desse blog é que ele é um convite.
Passeie por suas páginas e depois passeie por Cuiabá. Prove e teste, com seu próprio paladar, cada prato e drink. Juro solenemente (muito embora o momento não seja solene, nem formal, pois na verdade estamos só eu e a tela do computador aqui) que só vou comentar o que achar imperdível. E tem tanta coisa legal sendo cozida, servida em Cuiabá.
Coma bem e se divirta em Cuiabá. E é provável que a gente se esbarre por aí.
Kisses
Glau

P.S.: "Felicidade é: pão, amor e vinho." Ditado Italiano
___________________________________________________________
OVO POCHÉ
Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 1 porção

Ingredientes
2 ovos frescos e frios
1/2 litro de água
2 colheres de sopa de vinagre branco

Preparo
Colocar a água para ferver junto com o vinagre. Quebrar cada ovo numa xícara e despejar delicadamente (para que a clara fique perto da gema na água fervendo). Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 3 minutos, sem que a água borbulhe. Tire os ovos da água com escumadeira e coloque um recipiente com água fria, para interromper o cozimento. Sirva com molho de sua preferência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie! Obrigada por comentar!