"Os maus vivem para comer e beber. Os bons comem e bebem para viver"
Sócrates

domingo, 28 de junho de 2009

O segredo mais bem guardado dos cuiabanos!


"Nunca vejo a cor da comida caseira. Tudo o que me dão para comer é um monte de fricotes sofisticados." (Príncipe Phillipe do Reino Unido)




Hoje sim! O post tem panelas e comida cuiabana! O segredo mais bem guardado de Cuiabá, em termos de culinária é o Restaurante Esperança, localizado alí no Bairro Goiabeiras, perto da Praça Popular.

Hã?! Dirão os cuiabanos...Restaurante Esperança?
Calma, amigos! Estou falando do híper tradicional restaurante de Ítala Griggi, localizado numa ruazinha, que fica entre a Avenida Dom Bosco e a Rua Brigadeiro Eduardo Gomes.

Essa ruazinha é meio difícil de achar para quem não está acostumado a andar por aquela região, mas é conhecida dos cuiabanos mais tradicionais. Era alí que, antes de ser construído o Detran da Capital, os avaliadores levavam as vítimas para fazer o teste de rampa...Gente! Dá até dó de quem passou por isso para conseguir a primeira habilitação. Porque é uma ladeira que até hoje assusta.


E bem no meio do quarteirão, abre as portas de uma casa cuiabana transformada em restaurante, a senhora Ítala. A quantos anos? Quantas décadas? Não sei. Mas muitas decisões importantes já foram tomadas naquelas mesas simples: é que o segredo cuiabano é partilhado por muitos. E a gente sem
pre encontra os amigos por lá, num papo longo acompanhado de cerveja gelada, diante das panelas nas quais os quitutes são servidos.

Os pratos são caseiros. Tem galinha com arroz - que é o da fotografia. Tem ainda costelinha de porco com mandioca e ainda o revirado. Uma verdadeira raridade é algo que pedi hoje, mas que acabei não saboreando e, portanto, não fotografando: coxinha frita, feita de massa de mandioca e carne moída. Para ficar perfeito, é só jogar a pimenta (isso para mim, que adoro pimenta). Já repararam que não existe mais coxinha feita de massa de mandioca por aí? Na Ítala tem.

A Ítala é um daqueles segredos passados de boca-a-boca entre os amigos. Não lembro ao certo quem me levou lá a primeira vez, na época em que estava fazendo a faculdade de Direito. Foi paixão nunca esquecida. Apesar de minhas raras aparições por lá, a referência tinha que aparecer neste blog.

O prato que escolhemos dessa vez foi galinha com arroz. Deliciosa, nada daqueles que só vem galinha ou só vem arroz. E olha a quantidade de cheiro verde, a galinhada é muito bem temperada, tem um gostinho apimentado ao fundo.




A Ítala disse para gente que prefere que os clientes liguem antes e avisem que vão chegar, pois ela prepara tudo na hora, não tem nada pré-cozido. A não ser que os clientes possam esperar, sem pressa, pelo trabalho da cozinha. E ela também avisa: de seu gosto, a comida deve estar molhadinha ( suculenta) ao invés de seca - opinião que compartilho inteiramente. Portanto, se você marcar as 13:00h, nada de chegar as 15:00h.
Adorável....rs.

Não tem garçom, não tem toalhas chiques. Tem mesas, cadeiras, copos americanos e comida deliciosa.
Vale a pena, para viver a verdadeira cuiabania. Acho até que é lá que é servida a famosa cabeça de pacú que, uma vez provada, impede o sujeito de deixar nossa cidade verde.

Aí vão mais fotografias dos pratos que escohemos e desde já peço perdão pela péssima qualidade das fotos. Eu até tenho lido dicas de como fazer boas imagens de comida. Mas pelo que vi, é preciso compor o cenário e o meu objetivo é mostrar a comida e a bebida exatamente como são servidos. Assim, fotos-surpresas, sem blush no tomate...se é que vocês me entendem.
Essa aí embaixo é a salada. Uma delícia, que foi pedida à parte, depois que eu vi passando para a mesa ao lado.




Achei até uma citação no tradicionalíssimo Livro de receitas Dona Benta falando sobre a salada (esse livro tem tudo a ver com o blog, pois o subtítulo é "Comer Bem"). Ei-la, a citação:

"A salada é um dos pratos que mais põe em evidência o capricho e o bom gosto de uma dona de casa. Preparada com arte, esmero e cuidado, ela enfeita a mesa e predispõe favoravelmente os convidados. Antigamente a salada era um prato modesto, sem grandes foros de valia. As rendilhadas chicórias, as viçosas alfaces e os requestados agriões se contentavam em ser apresentados com simples graça de uma pronta de sal e um fiozinho de azeite e de vinagre." (Texto da Edição de 1944 do DONA BENTA)


E por fim, vou mostrar aquela que, na opinião de todas as convidadas de nossa mesa, não podia faltar: a farofa de banana. Mas é necessário, também, pedir à parte, pois normalmente, vem farofa de ovo.



Beijos a todos! Provem!

Glau


Amigos, é isso. A Ítala. O segredo mais bem guardado dos cuiabanos!

P.S.: O link indicado é de um texto super bacana do Antonio Prata, filho do Mario Prata (Quem não se reconhecer que atire a primeira pedra...rs). Chama-se "Bar ruim é lindo, bicho." Acho que tem tudo a ver com a Ítala e o clima que rola por lá. Agora, para não criar confusão, é preciso esclarecer que a Ítala não é um Bar Ruim...é um restaurante danado de bom!
______________________________________________________________
Onde? Rua Nossa Senhora de Santanna, n.º 232, Bairro Goiabeiras (entre a Av. Dom Bosco e a Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, perto da praça Popular)
Nome: Restaurante Esperança ou, simplesmente, Ítala
O que comi dessa vez? Galinha com arroz com farofa de banana e salada.
Quanto? Com bebidas, salada e farofa à parte, ficou R$ 68,00. Dividido por três pessoas: R$ 22,60, para cada.

8 comentários:

  1. Oi amiga linda, Adorei seu texto sobre o restaurante da Itala, me considero apreciadora (degustadora) da boa cozinha e fiquei com agua na boca e vontade de ir la conhecer o restaurante esperança e de fato vou, tanto que quero sua companhia, que desde já deixo o convite, marque dia e hora que estaremos lá. bjos luciana freitas pereira

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gláucia!

    Fiquei sabendo sobre o seu blog e decidi dar uma conferida. É realmente saboroso descobrir os segredos da culinária cuiabana, que aprecio muito e defendo contra todos os que dizem o contrário. Já conhecia o restaurante da Ítala, mas não tive a oportunidade de apreciar nenhum de seus pratos porque o restaurante já estava fechando quando cheguei. Qualquer dia desses tento novamente!

    Vou aproveitar o espaço e divulgar o meu blog. Vez ou outra, comento sobre fatos do cotidiano numa espécie de estudo sobre o comportamento humano, mas sem conceitos ou termos difíceis da psicologia ou outra ciência. É apenas uma paixão, uma exposição de ideias sobre a sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Compartilho de cada palavra, pois conheço e atesto... a comida realmente é maravilhosa, cuiabana e suculenta, e o bolinho de mandioca é fantástico também!
    Amei o texto, Gláucia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Hummmm, realmente a cozinha da Ítala é uma delícia. Na simplicidade, no tempero, na personalidade e no sabor...! Esse é um blog bom :)

    Ariane

    ResponderExcluir
  5. parabens

    vc acaba de falar de um clássico...nao é um boteco, nem um bar e nem um restaurante...é um clássico....opero ali aqueles copos americanos desde 1982....

    paulo ronan

    ResponderExcluir
  6. Olá Gláucia,
    Li o texto sobre a cozinha da Dona Ítala e concordo, integralmente, com você. É uma delícia o tempero daquela senhora! Eu também adoro uma comida verdadeiramente caseira, da nossa terra, e de outras terras também...
    Seu texto é gostoso de se ler. Tenho uma pequena observação: evite expressões como "se é que vocês me entendem"...Acredito que todos os leitores do seu blog saibam muito bem abstrair, e visualizar, o que seria um blush no tomate....
    De mais a mais, parabéns.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Que delícia!!!! Me deu até aguá na boca. E o mais interessante são as peculariedades do lugar.... Adorei e quero experimentar! :-))
    Beijo Glau!
    Joao Junior

    ResponderExcluir

Oie! Obrigada por comentar!