"Os maus vivem para comer e beber. Os bons comem e bebem para viver"
Sócrates

domingo, 8 de junho de 2014

Tomar guaraná, chupar cajú e comer banana

Lustre do Restaurante Mangaba. Violas de coxo em madeira. 
"MILHO TORRADINHO SOCADO
CANELA AÇUCARADA.....
A BRANCA PURA DAQUELA GURIZADA.....
DO TEMPO DO CAMPO D"OURIQUE...
QUANDO A PANDOGA,O FINCA-FINCA,O BUSCAPE E O TRIQUE TRIQUE
PINTAVAM O CEU COM PINGOS DE LUZ.....

É TEMPO BOM QUE NÃO VOLTA MAIS
SÓ NA LEMBRANÇA DE QUEM FOI MENINO
E HOJE É RAPAZ

MILHO TORRADO,BEM SOCADINHO....
AI QUE SAUDADE DOS MEUS TEMPOS DE MENINO
UM DIA AINDA VEREI ...EU TENHO FÉ....
MEU NETO....MEU NETO....COM A BOCA TODA SUJA DE PIXÉ!"
(Pescuma)





Cuiabá é uma cidade que existe em seus bares e restaurantes.
De culinária típica até sofisticados restaurantes franceses e mediterrâneos - o melhor do Centro-Oeste do Brasil está aqui.
Mas, o turista que chega para a #WorldCup sabe disso? Sabe onde comer e beber em Cuiabá?

Bom, pesquisas à parte... tem a opinião pessoal, e as dicas, que acho que é o que importa.

E para minha surpresa recebi perguntas de amigos da América Latina, Europa e Japão perguntando ONDE COMER em Cuiabá... #FoodandDrinkCuiabá. Sendo assim,  resolvi fazer um post, neste blog, tanto tempo depois. As informações sobre nossa cidade parece que não chegam,  especialmente para aqueles que não virão de países cujos times estão fora da disputa da Copa da Fifa.

Para o turista: coma doce de cajú. Com creme de leite. Não tenho fotos pois não tenho aproveitado a iguaria, mas recomendo... é dos deuses (e eu só posto fotografias que eu tirei).


Restaurante para comidas regionais... vários. Mas três especiais:

Regionalíssimo, no Bairro do Porto, dentro das dependências do Aquário Municipal. Lá encontrará pratos que não pode deixar de provar, como Maria Isabel (arroz e carne seca, com tempero cuiabano), e carne cozida com banana da terra, verde. Farofa de banana é paixão cuiabana. Lá deverá encontrar o doce de cajú para a sobremesa. E também o doce chamado furrundú.

Gente, todas as vezes que você paga a conta em Cuiabá, nos restaurantes tradicionais, servem uma rapadura de leite... tipo brinde. Vem em pedacinhos. É pra destruir qualquer dieta. Porque é deliciosa, pequenininho, irresistível, parece uma balinha e está alí mesmo e você acaba comendo, pensando que vai dar conta de ficar só na primeira. 
Ah! Guardem essa informação, será útil para o fim do post. Onde falarei  do que há de gourmetizado cuiabano.

Como eu disse, indico dois restaurantes regionais. O primeiro falei acima. 

E tem o Restaurante Mangaba (do qual tenho fotografia...uhuhu!!!), que é do SESC Arsenal, e é anexo à "Casa do Artesão". 


Lustre do Restaurante Mangaba é constituído de minúsculas violas de coxo de madeira - a viola de coxo é instrumento da cultura regional, que se constitui em patrimônio imaterial brasileiro

Tem toda uma história de tentativas - por décadas, isso foi gerido pelo Estado - de manter aberta essa casa para comercializar o material maravilhoso produzido por artesãos matogrossensses. É tudo muito lindo, mas feito por gente muito simples. Pois bem, o SESC assumiu o restaurante e a loja, e hoje dá pra passear na culinária cuiabana em um estabelecimento limpo, bonito e que valoriza a cultura regional, e depois comprar artesanato local.

O terceiro, com mais de trinta anos aberto, e cuja cozinha funciona 24 horas, é o Choppão. Depois dos jogos, depois da balada (YES, nós temos balada tooooooooodo santo dia em Cuiabá!) para ressucitar qualquer um, passe no Choppão e tome um escaldado. Olha que coisa linda: frango, ovo, cebolinha... e um pouco de farinha de mandioca para engrossar o caldo. 



Escaldado do Choppão. Tradição da noite cuiabana. Ideal para ressaca. Fim da Av. Isaac Póvoas.


Fica a fotografia... Depois indico outros lugares. Besos! Kisses!

Leiam os outros posts. Read the blog. Leer el Blog!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie! Obrigada por comentar!